17.8.07

O Valor do Conhecimento


Estava navegando agora pela internet, e me deparei com muitos foruns em comunidades do orkut, ou em outros blogs, onde muita gente se pergunta quanto cobrar por um trabalho. Quem trabalha com prestação de serviços sempre esbarra nessa dúvida. E, principalmente, quem trabalha com "processo criativo".


O quanto cobrar também é influenciado pela "postura profissional". Vou apenas comentar da minha área, a fotografia.


Quem não conhece o caso do cidadão que resolveu sair do emprego, alugar uma salinha, sair por ai vendendo espaço publicitário, e montar um "jornalzinho de bairro"? No meu há o caso. Um jornal furreco, com layout furreco. O preço deve ser furreco. E o cidadão compra uma compacta digital, feita especialmente para pessoas descompromissadas com a fotografia, e querem apenas boas fotos, e sai por ai "clicando" festas e eventos. Ele pagou uma careza por uma câmera que faz vídeo e tem muitos megapixels, e não sabe usar 10% do que a câmera pode oferecer. Enfim. Ele então oferece o serviço de fotografo de eventos, cobrando um valor irrisório por foto, já que ele não vai ter gasto nenhum, afinal a câmera é digital.


Existe uma coisa chamada "média de mercado", em que o preço mais alto e o mais baixo influenciam os preços que estão no meio. Assim, quem cobra mais alto, sabe o por que disso. E quem cobra mais baixo, quer vender o produto rapidamente. Quanto mais baixo o preço menos, mais baixa fica a média. E quem se ferra são os que vendem um produto ou serviço de qualidade, por um preço menos que o mais alto, mas não tão baixo quanto o menor.


Enfim, novamente. Chega este cidadão que vos fala, e tenta vender um serviço (que eu acho que é, aceito críticas construtivas) de qualidade para alguém sem conhecimento sobre o assunto, e o contra-argumento usado é de que "o fulano do jornal do bairro faz o mesmo trabalho, por um preço muito menos".


Ah, sim, claro. Faz sim. Vai crendo nisso. Afinal, ele largou o emprego, resolveu comprar uma câmera fotográfica e sair por ai batendo fotos. Eu, por outro lado, passei quatro anos e meio em uma universidade, mais quatro anos estudando sobre o assunto (informalmente, mas ainda assim, melhorando meu conhecimento), para, no final, ter que cobrar a mesma coisa que ele cobra. E ainda ser achincalhado (o corretor ortográfico vai me apurrinhar por causa dessa palavra) por causa disso.


A sociedade ainda tem muito que aprender. Ainda há a cultura do "qualquer um pode fazer isso", seja na fotografia, publicidade, audiovisual. Quantas pessoas abriram um consultório médico, até hoje, sem terem se formado (e não foram presas por causa disso)? Agora, sempre existe aquele "sobrinho que tah terminando o curso da Data Control, e sabe mexer nesse tal de Corel Drau", que faz na camaradagem. Serviço beeeeeeem mal feito, mas foi de graça, então do que reclamar?




Technorati : , ,

Powered by Zoundry

Nenhum comentário: