8.8.07

A evolução dos processos

Foto de Lucas Ramos - Porto Alegre (RS)


Estes dias eu estava conversando um uma menina, no msn, sobre as fotos dela no Flickr. Ela me disse que fez aquelas fotos em cromo. O cromo se caracteriza por ser um filme diapositivo, que é o contrario do negativo. No negativo, o que era verde, por exemplo, vai ser a cor inversa do espectro cromático, que é o vermelho. Já o cromo, o que é verde, será verde no filme. Ele também se caracteriza por ser mais saturado no resultado final.




Muitas pessoas ainda usam o suporte do filme, independente se for negativo pb, colorido, ou cromo. E alguns podem se perguntar por que ainda existe gente "maluca" a ponto de usa-los, se com a digital é tudo bem mais prático e rápido.Eu posso dizer que sou um adepto do sistema digital. Mas não é por modernidade. É por questão econômica mesmo. De grana, e de tempo. Assim, posso fazer uma foto de manhã, trata-la a tarde, e de noite ela já esta aonde deveria, seja para o cliente, ou apenas no meu Flickr.Mas, eu aprendi a fotografar com filme (na época nem se cogitava ainda a existência de câmeras digitais para usuários comuns. As que existiam, custavam o preço de dois carros populares de luxo). E, como eu descrevi no meu primeiro post, foi muito benéfico para a minha formação fotográfica.O processo de transformação que a fotografia sofreu com a implementação do digital foi gigantesco, mas ainda tão trabalhoso quanto quando era no analógico.




Antes, batia-se a foto, mandava-se pro laboratório, recebia-se a ampliação um dia depois, digitalizava-se a foto ampliada com um scanner, importava-se ela num programa de edição de imagens (Photoshop, naquela época ainda estava em uma versão baixa, como 4 ou 3, e era beem mais trabalhoso de se usar), fazia-se a edição desejada, e AI SIM dava-se o processo por "encerrado". Quem tinha laboratório PB em casa metia-se numa sala escura por horas, até ter a imagem do jeito que queria.




No processo digital, mudam-se alguns fatores. A única etapa extinta foi a do escaneamento. De resto, mudou-se apenas a ordem dos fatores. Bater a foto, carrega-la no computador, editar no photoshop, e amplia-la (seja mandando para um minilab, ou numa impressora caseira).





Technorati : , , , ,

Del.icio.us : , , , ,

Zooomr : , , , ,

Nenhum comentário: