7.8.07

O significado do olhar

Foto de Roberto Moreira (http://www.photografos.com.br/tenebroso)


Não é raro andarmos na rua, por causa de um compromisso, ou por lazer, ou por qualquer outra situação, e de repente nos depararmos com uma cena que nos faz pensar "Puxa, por que eu não estou com uma câmera?!" Por isso que foto-jornalistas geralmente andam com uma sempre a mão, já que a maioria das notícias não tem hora para acontecer.

Mas, o que faz alguém parar para pensar em tirar uma fotografia de um determinado fato, cena ou momento? Muitas coisas definem a escolha do momento de apertar o botão e "click". A técnica que o fotógrafo em questão aprendeu, e seu conhecimento sobre domínio da luz. E há também o sentimento envolvido no momento.


Dois fotógrafos, vendo um mesmo Pôr-do-sol, não farão fotos parecidas. Cada um deles fará uma escolha de como quer que a imagem transmita o sentimento. Alguém triste e melancólico quer que aquele pôr-do-sol seja triste, apagado. Já alguém que tenha tido um bom dia, vai querer que aquele final de tarde seja espectacularmente alegre. Isso não é regra, mas é um bom exemplo de como uma cena pode parecer diferente, e consequentemente gerar uma imagem diferente para cada um.


Mesmo uma fotografia "artificial", como uma foto publicitária, pode ser analisada pelo meio emocional. É tal qual um ator num palco. Ele pode não estar sentindo aquela emoção que o texto pede, mas fará o espectador se emocionar da mesma forma. A foto publicitária é feita para causar um determinado sentimento, tal como o desejo de ter aquele produto, de provar aquele alimento.


Quando um fotógrafo faz uma foto, ele coloca uma parte da alma na fotografia. Há como reconhecer o estilo, que é a assinatura artística de quem fez a imagem. Nunca irá haver duas fotografias iguais de um mesmo objeto, mesmo que feitas por um mesmo fotógrafo. Assim como não haverá dois fotógrafos com um mesmo estilo.


Estilo pode ser imitado, mas nunca igualado. O dever do fotógrafo, ao fazer uma foto, é ele, como criador, ser único.


Powered by Zoundry

Nenhum comentário: