8.8.07

O Processo e a Arte


Imagem de Heliz


Assim, fica uma pergunta: fotografia digital também é arte? Na minha opinião: depende. Depende dos fatores envolvidos. E isso é uma discussão muito longa, digna de uma tese de mestrado.


Vou expor apenas o que eu acho.


O processo de criação é o que revela o produto final como arte ou não. Eu comparo a fotografia com a pintura, neste caso, mas pelo suporte que pelo resultado. Na pintura, há uma tela, de material indiferente para a discussão, e tinta. O pintor usará a tinta sobre a tela. E terá um produto final. Na fotografia, muda-se a tela por papel fotográfico, e a tinta, por uma câmera fotográfica (onde está subentendido o filme ou sensor, também indiferente para a discussão).


Enquanto na pintura o processo criativo é feito de uma forma artesanal, na fotografia temos um processo mecânico. E estou me referindo ao processo de revelação e ampliação da imagem. Na pintura, há os movimentos do pincel molhado de tinta, sobre a tela. Na fotografia, há o tempo que o filme deve ficar mergulhado em cada um dos químicos que compõem o processo de revelação. Depois, o tempo que o papel fica exposto à luz filtrada pelo negativo. E, novamente, o tempo que o papel fica mergulhado nos químicos para a revelação da imagem no papel.


Mas, este é o processo na fotografia analógica. O processo na fotografia digital foi explicado no post anterior. E a constatação é de que há menos interferência humana no processo mecânico. A interferência agora é computadorizada. A interferência do fotógrafo é menos. Agora ela fica apenas na hora do "click", e na edição de imagem em um software qualquer.


Ou seja, enquanto no processo analógico, o fotógrafo poderia interferir muito mais de forma artesanal, ele agora só poderá interferir de forma digital. O resultado final continua sendo o mesmo, já que no caso de um software de edição como o Photoshop, os efeitos e filtros disponíveis para manipulação da imagem se baseiam pura e simplesmente em processos químicos e mecânicos que já existem há pelo menos cinquenta anos. Ou, pelo menos, trinta anos do início da utilização de computadores para a manipulação de imagem.


A fotografia, como digital, pode ser, então, comparada à Arte Digital, aonde o artista utiliza os meios virtuais para chegar à um resultado que muitas vezes não poderia ser alcançado por meios físicos da forma como ele visualizou. Assim, ele possui muito mais controle sobre a obra. No caso da fotografia, a semântica é a mesma. O fotógrafo possui tanto ou mais controle sobre a obra, do que no caso da analógica. A diferença é o trabalho que ele tem para se chegar ao resultado. Que é bem menor.


No fim, o que se pode arguir é que, o que define a fotografia como forma de arte, é a criatividade e capacidade de visualização do fotógrafo. E não o suporte usado.




Technorati : , , , , , , , ,

Powered by Zoundry

Nenhum comentário: