7.8.07

Chuva

Foto de Dário (http://www.photografos.com.br/darioat)



Eu ouço o barulho da chuva caindo lá fora. Eu ia dar o blog por encerrado por hoje, mas ouvindo ela cair, me deu inspiração para mais um. Eu fico meio saudosista por causa dela, mas não é este o motivo de estar escrevendo.


Tradicionalmente, se imagina que o melhor momento para se tirar uma fotografia, é quando o sol está brilhando no céu. Talvez seja, se você está na praia. Dias de sol brilhantes e iluminados tornam uma foto bonita. Mas também a tornam comum.


Poucas pessoas imaginam que um dia chuvoso tem seus atrativos. O efeito da água caindo sobre uma folha pode ser belíssimo, assim como cenas corriqueiras de pessoas se protegendo por um guarda-chuva. Assim como o reflexo da água no chão, refletindo alguma cena interessante na sua "superfície".


E uma fotografia chuvosa remete à imagens clássicas, como as ruas de Londres. Uma foto da capital inglesa não teria a mesma graça sem ter um chão molhado, com as luzes sendo refletidas na superfície. Ou, até mesmo, a cena clássica do filme "Cantando na Chuva".


Para fotos num dia sombrio e chuvoso, inspirações nunca vão faltar. Mas, é necessário dar uma atenção especial a fatores que podem passar despercebidos. Efeitos interessantes podem ser tidos com a utilização de uma velocidade de obturação mais baixa. Assim, a água ficará "borrada". Ou as gotas da água ficarem "paralisadas" no ar, com uma velocidade mais rápida. E atenção especial para a fotometragem. Quanto mais luz, menos noção da água caindo, e menos detalhes serão percebidos.




Então, quando a chuva cair, não se preocupe em esperar um dia de sol. Pegue seu equipamento, e boas imagens (só não esqueça de proteger a câmera contra a água).


Foto de Leonardo Dobbin (http://www.photografos.com.br/ldobbin)


Nenhum comentário: